(21)99154-1280

NO AR

Nosso Sertão

Com IIGD

SAÚDE

PESQUISADORES ALERTAM PARA ALTA NOS CASOS DE FEBRE OROPOUCHE NO BRASIL

Publicada em 16/10/24 às 16:34h - 5 visualizações

por REDAÇÃO


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Já foram registrados, em 2024, cerca de 8.261 casos de Febre Oropouche em 22 Estados brasileiros, além de duas mortes pela doença na Bahia, no mês de julho. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, e correspondem a uma alta de  894% em relação a 2023, quando foram diagnosticados  831 casos no ano.

A Febre Oroupoche é uma infecção causada por um vírus que se manifesta de forma semelhante à Dengue.  Sendo endêmica na região Amazônica, é transmitida principalmente pelo mosquito Culicoides parenses, conhecido como mosquito-pólvora. Nas áreas urbanas, a circulação do vírus é menos comum, mas o mosquito conhecido como pernilongo  também pode transmitir a doença. Os principais sintomas são: febre súbita, dor de cabeça intensa, dores nas articulações e nos músculos. Estes sintomas podem durar de cinco a sete dias.

Em alerta sobre o tema, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) explica que fatores como mudanças climáticas, desmatamento e urbanização não planejada vêm favorecendo a extensão da doença em Estados não amazônicos do Brasil.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(21) 99154-1280

Copyright (c) 2024 - Rádio Relogio AM
Converse conosco pelo Whatsapp!